
| - Biblioteca "Teoria das Organizações" - Gareth R. Jones. Tradução de Luciane Pauleti e Daniel Vieira. Foto Destaque Pearson. 461 págs., R$ 99,00 Livros didáticos, na área de administração, podem ser úteis também para quem já está em pleno exercício de suas funções em postos de gerência. É o caso de "Teoria das Organizações", agora publicado em edição atualizada. Cada capítulo traz um ou mais resumos gerenciais, em que as implicações práticas dos conceitos e teorias organizacionais são delineadas. Segue-se o relato das experiências de uma empresa real e uma seção com exercícios práticos, como parte de um conteúdo enriquecido ainda por mais estudos de casos. São 14 capítulos, nos quais se focalizam questões, entre outras, relacionadas à estruturação organizacional e medição de eficácia; "stakeholders"; teoria de agência; ética organizacional; estratégias para gerenciar interdependências competitivas de recursos; estruturas mecanicistas e orgânicas da organização. Todo um capítulo é dedicado à criação e gerenciamento da cultura organizacional e outro trata do desenho organizacional e estratégia em um ambiente global variável. A administração de conflitos é tratada no último capítulo, no contexto das relações de poder. "Avaliação de Empresas" - Roy Martelanc, Rodrigo Pasin e Fernando Pereira. Pearson. 300 págs., R$ 59,00 Foto Destaque Os autores reúnem experiência acadêmica e experiência de mercado neste manual em que a teoria e a prática da análise financeira de empresas são aplicadas à negociação de fusões e aquisições, e a operações de "private equity". São 12 capítulos (depois da introdução, sobre métodos de avaliação e expectativas de valor): Avaliação pelo método do fluxo de caixa descontado; Um caso real; Sinergia e criação de valor; Inflação, câmbio e valor; Custos de capital e taxa de desconto; Risco Brasil; Valor patrimonial; Avaliação relativa ou por múltiplos; Valor do controle; Visão dos fundos de "private equity"; Estudo de caso; A pirâmide do valor. "Fast! - Como Usar a Agilidade Estratégica para Vencer" - Yves Doz e Mikko Kosonen. Tradução de André Salvaterra. Bookman. 274 págs., R$ 52,00 Vem a mudança, acontece a ruptura no ambiente conhecido, modificam-se os termos de competitividade. É hora de rever estratégias. É quando a descontinuidade surpreende algumas empresas e as empurra para trás, enquanto outras, prontas para ajustar-se às exigências da transformação, conseguem tirar vantagem da situação e fortificam sua posição de mercado. Doz, professor no Insead e na Helsinki School of Economics, e Kosonen, vice-presidente executivo do Fundo de Inovação da Finlândia, têm o que dizer sobre a importância da agilidade estratégica e os modos de colocá-la no coração da empresa. |
| Fonte: Valor Econômico |
Compartilhe
NEWS
Nosso portal utiliza cookies necessários para o seu funcionamento e que permitem coletar dados anonimizados de navegação para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website, além de observar hábitos de visita, que permitem lembrar suas preferências. Os cookies podem ser estabelecidos por nós ou por fonecedores externos cujos serviços adicionamos às nossas páginas. Além dos cookies, estão habilitados plugins de determinadas redes sociais que poderão tratar seus dados quando você optar por acessar o nosso site por meio delas.