Confiança do consumidor Chapecoense cai no mês de setembro

Após dois meses em alta, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) calculado para Chapecó, apresentou redução de 0,54 pontos em setembro. Neste mês, a confiança dos consumidores é de 94,49 pontos, enquanto em agosto foi de 95,03 pontos, o que representa uma variação de -0,57%. A pesquisa foi realizada pelo curso de Ciências Econômicas da Unochapecó, juntamente com o Sindicato do Comércio (Sicom), por meio do Sicom Pesquisas. Mesmo com essa pequena queda, o índice continua em alta se comparado à confiança do consumidor no mesmo período do ano anterior. Houve um crescimento de 21,81%, desde setembro de 2018, quando a confiança dos consumidores representava 77,57 pontos.
Quanto aos resultados da economia local, Chapecó apresentou um saldo positivo na criação de empregos (0,59% segundo Caged) no mês de julho, enquanto Santa Catarina registrou aumento nas exportações, ambos fatores contribuem positivamente na confiança dos consumidores. A nível nacional, no último trimestre a economia cresceu 0,4%, no entanto, as distintas manifestações com relação as queimadas na Amazônia e queda no dólar podem ter influenciado para um sentimento retroativo na confiança dos cidadãos chapecoenses. "A confiança dos consumidores americanos foi a menor desde 2012, enquanto a dos alemães permaneceu estável. Estes resultados, assim como os resultados para Chapecó, podem estar associados a guerra comercial entre EUA e China, além da especulação de uma recessão mundial”, explica a professora do curso, Cássia Ternus.
Em agosto, a amostra da pesquisa foi composta por 121 mulheres e 108 homens de diversas faixas etárias e classes de renda. A análise é segmentada também pelas características individuais dos consumidores: gênero, idade e renda. O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 24 de Agosto na região central do município.
Dentre todas as categorias analisadas os consumidores com idade menor que 24 anos foram o grupo que apresentou maior redução de confiança (-20,15%), seguidos de pessoas com idade igual ou maior que 65 anos (-15,38%). Dentre as categorias analisadas, todas apresentaram índices negativos. A categoria que apresentou o menor índice negativo foi a de pessoas com idade entre 24 a 45 anos (-5,23%). Na categoria de rendas, aquelas menores que R$ 1500,00 (-9,24%) foram as que apresentaram queda menos acentuada.
A partir da descrição do comportamento do Índice de Confiança do Consumidor, parte-se para a análise dos principais resultados dos subíndices que o compõe: Índice de Condições Econômicas (ICE), Índice de Expectativas de Consumo (IEC) Índice de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (IEIC).
O ICE apresentou redução de -1,75%, comparado ao mês de agosto, somando 82,07 pontos. Os resultados indicam que os consumidores estão menos confiantes com relação às suas finanças e as condições para aquisição de bens duráveis, se comparadas ao mês de agosto. Com relação ao comportamento do IEC, houve um leve aumento no mês de setembro (0,02%), apresentando 102,12 pontos. Este Índice mensura o sentimento dos consumidores com relação ao futuro, tanto da situação econômica pessoal quanto do país como um todo.
O IEIC permite sondar o nível de obrigações a pagar ou em atraso que o consumidor possa ter, como por exemplo: cartão de crédito, crédito em lojas, crédito consignado, cheque especial, financiamento de carro/moto, financiamento casa/apartamento e outras dívidas. Em setembro, este Índice registrou variação positiva de 14,45%, em agosto ele representava 131,76 pontos, enquanto em setembro passou para 150,80 pontos, considerando 90% de confiança na pesquisa.
Dentre os 229 consumidores entrevistados, 59,60% estão com alguma obrigação a pagar, entre elas, o cartão de crédito aparece em primeiro lugar, seguido pelo crédito em lojas. O percentual de consumidores que disseram estar inadimplentes apresentou uma redução em setembro. Em agosto, 12,80% das pessoas endividadas também estavam inadimplentes, ao passo que em setembro esse percentual diminuiu para 8,40% dos entrevistados.
Compartilhe
CIENCIAS ECONOMICAS
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
CONFIANCA DO CONSUMIDOR
ICC
UNOCHAPECO
Nosso portal utiliza cookies necessários para o seu funcionamento e que permitem coletar dados anonimizados de navegação para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website, além de observar hábitos de visita, que permitem lembrar suas preferências. Os cookies podem ser estabelecidos por nós ou por fonecedores externos cujos serviços adicionamos às nossas páginas. Além dos cookies, estão habilitados plugins de determinadas redes sociais que poderão tratar seus dados quando você optar por acessar o nosso site por meio delas.