Estudantes de Computação e Sistemas da Uno desenvolvem sistema para creche

Diário Encantado

Chapecó, 27 de maio de 2025 - Quatro acadêmicos do curso de Ciência da Computação e Sistemas da Informação da Unochapecó estão transformando a rotina de professores da Educação Infantil com um projeto inovador. Por meio da disciplina de ABEx (Aprendizagem Baseada em Experiências), o grupo desenvolveu um protótipo de sistema digital que será usado para organizar e facilitar o registro de portfólios das crianças no CEIM Criança é Esperança, creche municipal de Chapecó.

O projeto teve início em 2024, a partir do contato entre o professor José Carlos Toniazzo, da disciplina de ABEx IV, e a gestora da unidade escolar, Jéssica Berté. A demanda partiu de uma necessidade real da creche: tornar o processo de documentação pedagógica mais ágil, acessível e eficiente.

Com foco em resolver as demandas da escola, os acadêmicos passaram por diversas etapas para colocar a ideia em prática, desde realizar o levantamento das demandas dos professores, alinhar as necessidades, a elaborar um cronograma detalhado. A partir disso, o projeto de software passou a ser estruturado, com diagramas Unified Modeling Language (UML), banco de dados e arquitetura da solução. 

Atualmente, os discentes dão continuidade ao desenvolvimento do sistema na disciplina de ABEX V, sob orientação do professor Cezar Souza. A nova fase está centrada na implementação do aplicativo, já com o front-end finalizado e o back-end em andamento. Entre os próximos passos, estão os ajustes de banco de dados e o sistema de backup.

Segundo Jéssica Berté, cerca de 25 professores da creche serão beneficiados diretamente com a implantação do aplicativo. Caso o sistema seja validado, há a possibilidade de expandi-lo para outras unidades de ensino do município. Para a gestora da creche, o impacto será significativo. 

“Os professores poderão contar com uma ferramenta digital para apoiar o registro e desenvolvimento dos portfólios. Indiretamente, as crianças também serão beneficiadas, já que o aplicativo permitirá um acompanhamento mais qualificado de suas aprendizagens e experiências”.

Para os acadêmicos, a experiência vai além do desenvolvimento técnico. Amanda Ferraz, uma das estudantes envolvidas no projeto, participar do desenvolvimento da ABEx tem sido uma experiência enriquecedora.

“Colocar em prática os conhecimentos aprendidos ao longo do curso e trabalhar em um projeto com impacto social concreto nos ajuda a enxergar o papel transformador da tecnologia na educação”, afirma.

A estudante ainda destaca a importância de entender o impacto do sistema no cotidiano dos envolvidos. “Saber que nosso sistema pode facilitar o trabalho dos professores e contribuir com o desenvolvimento das crianças na creche é muito gratificante”.

Na perspectiva do professor Toniazzo, o protótipo proporciona uma vivência prática essencial para qualificar os discentes.

“Desenvolver esse projeto foi de suma importância para o desenvolvimento profissional dos estudantes pois participaram de todas as etapas do processo de software, desde o entendimento da dor do cliente (os professores) até o desenvolvimento do produto. Penso que foi uma oportunidade do processo ser visto como um todo, aprender a ouvir e transformar aquela demanda em código, fazendo algo funcional”, finalizou.

 

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Texto: Nycoli Ludwig / Estagiária da AI Unochapecó, sob supervisão de Ionara Virmes;

Fotografia: Reprodução / Curso de Ciência da Computação da Unochapecó.

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